camp menor As férias escolares estão chegando e o Complexo de Visitantes Kennedy Space Center está oferecendo uma programação espacial inacreditável para jovens de todo o mundo! O Acampamento Kennedy Space Center é um programa do centro espacial americano que possibilita a jovens a partir de 8 anos entrar em contato com o mundo da engenharia espacial em um ambiente educativo e de muita diversão!

Os programas, de três ou cinco dias, podem ser realizados por estudantes e universitários e são divididos por faixa de idade. Os jovens passam um dia de atividades no Centro de Visitantes da NASA, incluindo almoço e lanche da tarde. O Acampamento Kennedy Space Center pode ser agendado por grupos de até 36 pessoas, ao longo de todo o ano.

camp indiaChamada de Missão Robótica, o primeiro desafio dos participantes é conhecer o uso de robôs na ciência atual, engenharia e matemática utilizada na programação dos equipamentos espaciais. Também são mostradas de um jeito simples, lúdico e divertido como as tecnologias evoluem a partir do uso dos conceitos teóricos demonstrados no programa.

A seguir, já em grupos, as equipes aprendem a desenhar, construir e programar o próprio robô. Após a avaliação final, prova que conclui o programa, os juízes irão declarar os vencedores, que ganharam medalhas. Todos os participantes ganham ainda certificado de participação e uma camiseta do Centro da NASA.

Para conhecer e observar a atmosfera terrestre, os participantes da Exploração do Espaço Próprio, constroem um ‘balão do tempo’ que coleta de dados a mais de 20 mil pés de altura. A equipe deverá nomear responsáveis pelo experimento e para diversas áreas, como operador do terminal de GPS, verificador de condições de temperatura, pressão, umidade do ar, velocidade do vento, entre outras. Tudo para os jovens se sentirem verdadeiros engenheiros do espaço.

ksc_0290-winter-camp-ksc-0290-2560x1440No programa, os participantes aprendem sobre temperatura, umidade do ar e sensores de pressão; veem fotografias do espaço e rastreiam dados de lançamento do Balão do Tempo. Apesar de uma brincadeira divertida, as experiências vividas no Kennedy Space Center são baseadas na realidade do trabalho da NASA, uma oportunidade incrível para interagir com jovens de outras partes do mundo e desenvolver o gosto pela engenharia espacial.

As férias estão aí, vamos lá?