Cercada de águas azuis turquesa com visibilidades que alcançam impressionantes 80 metros de profundidade, o mergulho é sem dúvida o principal atrativo de Nassau, capital do país e uma das mais de 2 mil ilhas e ilhotas das Bahamas. A natureza bruta faz com que pouco mais de 40 delas sejam habitadas, e um número ainda menor com estrutura para turismo.

Além da rica e abundante vida marinha, corais e peixes multicoloridos, o clima tropical facilita as visitas em qualquer momento do ano, com temperaturas que não variam mais do que entre 20ºC e 30ºC.

A geologia que oferece tantos pontos para mergulho é resultado de uma formação calcária em constante decomposição, que em erosão alimenta as praias com uma areia extremamente branca. Nesses “buracos” crescem corais e se formam cavernas subaquáticas conhecidas como Blue Holes.

« 1 de 10 »

Com mais de 200 metros de profundidade e 100 metros de diâmetro, o Dean’s Hole é o mais famoso do país e atrai campeonatos internacionais de apneia e também mergulhadores iniciantes. O acesso é fácil e gratuito e o lugar de uma beleza impressionante, mas recomenda-se sempre mergulhar em duplas, tudo pela segurança!

Outro diferencial das Bahamas é a possibilidade de nadar com tubarões, o que atrai turistas de todo o mundo em busca de um pouco mais de adrenalina. Os mergulhos são feitos a aproximadamente 20 metros de profundidade e pasmem, sem jaulas de proteção!

 

Para os mais corajosos alimentar os “bichinhos” é a principal atração dos passeios, mas não se preocupe, pois é possível apenas contemplá-los a certa distância e em seu habitat natural. De qualquer maneira, um privilégio.

A área de alimentação dos tubarões é delimitada pelos mergulhadores profissionais que, orientando os visitantes, garantem que certos receios quanto à segurança não cheguem nem perto da realidade. Um círculo de pedras é montado no fundo do mar e no centro disposta uma caixa de peixes. Oba, chegou o jantar!

Entre as ilhas existem dezenas de recifes artificiais, normalmente navios naufragados para se tornarem pontos de mergulho diferentes. Estando no habitat natural de tubarões, arraias e moreias, é recomendado aos turistas que permaneçam a certa distância e calmos, pois qualquer movimentação rápida pode assustar os animais.

Lembre-se que é necessária certificação de mergulho para essas aventuras, pequenos cursos que podem ser feitos aqui no Brasil ou lá mesmo nas Bahamas. Antes de viajar informe-se sobre o tipo de passeio que te interessa e os pré-requisitos necessários!