A região de Florida Central oferece oportunidades incríveis para observar a natureza local, suas espécies protegidas e o clima tropical que atrai tantas pessoas todos os anos. Mas um tesouro pouco conhecido dos turistas está localizado na simpática cidade de Lakeland, região de Polk County, mais precisamente na Florida Southern College, um passeio imperdível para os amantes da arquitetura.

A Universidade reúne o maior acervo de Frank Lloyd Wright do mundo, arquiteto e design norte americano de estilo marcadamente modernista, traços retos e concreto aparente. Ao total se somam 13 edifícios de sua autoria, um verdadeiro museu a céu aberto que é considerado Patrimônio Histórico Nacional.

1Entre os edifícios do campus está localizada a Fonte em Domo, construção central na concepção de Wright como representando a fonte do conhecimento. Construída inicialmente em 1948, não possuía tecnologia adequada na época para seu funcionamento, de forma que até a reforma de 2007 era apenas uma piscina aberta. Uma estrutura adequada permitiu a adaptação do original para a estética e funcionamento de domo pensado por Wright.

As alamedas que interligam os prédios do campus são passarelas cobertas que trazem a concepção modernista de interconexão e uso da geometria, formando um desenho de linhas retas entrecruzadas e padrões desenhados nas pilastras. Os buracos foram pensados para dar visão ao belo céu da Flórida.

2Um charme especial tem as duas capelas do campus, com design muito arrojado para a época, especialmente para um espaço religioso.  Primeiro prédio terminado no campus, ainda em 1941, a capela Annie Pfeiffer é considerada paradigma do trabalho do arquiteto. Situada em um declive suave , tem uma estrutura fechada pelo lado de for, embora os blocos de concreto sejam perfurados e preenchidos com vidro colorido, admitindo a entrada de luz colorida e seus efeitos no interior da construção.

4Já a pequena Willian H. Danforth Chapel reúne o único trabalho de vitral do arquiteto no campus e o último de sua carreira, além de manter o mobiliário original desenhado por Wright para a capela. É um passeio que os interessados na Arquitetura que estão visitando a Florida devem fazer, especialmente do estilo modernista, se tornando uma parada obrigatória para quem passa por Lakeland.