deserto australia2 Conhecida como Outback, a região desértica localizada no centro da Austrália reserva surpresas para todos os turistas que chegam ao país ávidos por novidades. O Deserto Australiano possui uma biosfera única, a qualquer momento você pode encontrar elementos da fauna e da flora que só podem ser encontrados naquela região, por isso mantenha a máquina fotográfica a postos!

Bem no meio do deserto está a Ayers Rock (seu nome aborígene é Uluru). Com 10 km de circunferência e 318 metros de altura a rocha gigante é uma atração que não pode faltar no roteiro. Além de toda grandiosidade ela ainda muda de cor ao longo do dia de acordo com a incidência dos raios solares, resultando em um efeito de cores e luzes.

deserto australiaDentro do Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, o mesmo onde está localizado a Ayers Rock também está o Kata Tjuta ou Monte Olga. O conjunto de formações rochosas, composto por 36 pedras gigantes, ocupam uma área de 21 km e tem em sua formação rochas sedimentares, granito, basalto e arenito.

Ao longo das várias opções de trilhas que podem ser feitas pelo deserto é comum encontrar pinturas rupestres, fique atento aos possíveis significados dos nomes, histórias e a importância religiosa de determinados lugares para a cultura aborígene. O deserto é um lugar sagrado para os “índios” australianos que lá estão há muitas dezenas de milhares de anos, conhecer e respeitar a cultura local faz parte da viagem.

deserto australia3Durante o passeio você pode ser surpreendido por um canguru saltitante no solo avermelhado que cobre o deserto australiano. O por do sol deve ser apreciado de um ponto alto para que a paisagem te revele uma visão fascinante da despedida do grande astro, com certeza esse destino irá surpreender qualquer turista!