Presente em nossos hábitos básicos do dia-a-dia, a ciência ajuda as crianças no entendimento e explicação do mundo a sua volta e aguça o interesse por novas descobertas, processo de suma importância para o desenvolvimento criativo dos pequenos.

Mas o despertar desse lado cientista pode acontecer de forma muito divertida e natural, com uma experiência química na cozinha de casa, observando as estrelas com a ajuda de um telescópio ou mesmo uma ida ao planetário.

Algumas curiosidades simples podem despertar a curiosidade de qualquer um, como lembrar que usamos os compostos químicos cloreto de sódio e ácido acético como tempero de salada, ou simplesmente, sal de cozinha e vinagre.

Ou que o planeta Terra já foi habitado por florestas de fungos ao invés de árvores, insetos como escorpiões da proporção de um cachorro, e asteróides maiores do que os que extinguiram os dinossauros.

E o que está para além do nosso Planeta Terra? Há algum tempo nós falamos aqui sobre o Voe com um Astronauta, programa do Centro de Visitantes do Kennedy Space Center que leva os visitantes por uma completa visita ao mundo da corrida espacial, guiados por um astronauta de verdade.

A chance de ouvir todas as aventuras de uma missão espacial de verdade? O que parece filme de ficção científica pode, na verdade, ser explicado pela ciência, tornando-a indispensável para o desenvolvimento das novas gerações. Depois desse passeio incrível, seu interesse por tecnologia nunca mais será o mesmo, imagina o das crianças!