Apenas ao longo do mês de outubro, o estado da Florida sedia mais de 50 festivais destinados aos adoradores de crustáceos. Com condições favoráveis à degustação de frutos do mar, as comunidades se organizam para festejar o início da temporada de pesca do stone crab e é claro, se deliciar com suas mais diversas preparações.

O stone crab é uma espécie de caranguejo encontrada exclusivamente na região, tratado como uma iguaria e parte da história da região. A pesca local é feita de forma sustentável e busca preservar os meses de reprodução. Quando em época permitida, os pescadores retiram apenas uma pata do animal e o devolvem ao mar para que a mesma volte a crescer.

O  StoneCrab Festival acontece esse ano entre 23 e 25 de outubro, na cidade de Naples, destinado unicamente a iguaria gastronômica, com chefes gourmet que o oferecem nas mais diversas variações. É o festival mais famoso da região e recebe milhares e turistas todos os anos.

Já o Coconut Grove Seafood Festival acontece no dia 18 de outubro, em Miami e, além da grande variedade de frutos do mar, organiza um mercado onde especialistas estarão à disposição para indicar os itens certos para comprar e levar para casa.

Em sua segunda edição, o Feast of the Sea, ou Festival do Mar, ocorre no dia 24 de Outubro em West Palm Beach. Seguindo a tradição da região, a cidade reúne 35 comerciantes de frutos do mar, música ao vivo e diversas programações para família, com a presença do Centro de Ciência & Aquário de South Florida.

São diversas opções para você, sendo possível desfrutar dessa gastronomia, em restaurantes especializados de padrão internacional, ou em tours que oferecem a degustação diretamente nos barcos. Qual é o seu estilo?