Veggie nasaJá pensou como seria colher verduras e legumes no espaço? Desde 2014, com a invenção do sistema de crescimento de plantas chamado “Veggie”, essa realidade já é possível. O Kennedy Space Center Visitor Complex foi o primeiro local a testar a tecnologia e, a partir das pesquisas realizadas no Centro, astronautas em órbita estão complementando suas refeições de cápsulas espaciais com comida de verdade!

Metade da colheita serve para integrar a alimentação dos astronautas e o restante é eniado à Terra para análises. O intuito do programa é, desde o início, estudar os efeitos da microgravidade nos genes das plantas e observar o a reação metabólica a partir do controle de produção gerado pelo experimento. O cultivo de plantas será, em longo prazo, fonte de alimento e oxigênio às futuras tripulações.

Os membros da tripulação da Expedição 39 foram os primeiros a utilizar o sistema “Veggie” na Estação Espacial Internacional e, em fevereiro de 2017 foi colhida a quinta safra de plantas do experimento. Agora a grande novidade é a possibilidade de implantar um laboratório semelhante no novo Astronaut Center Training Experience (ATX), com previsão de abertura para o 2º semestre de 2017 no Kennedy Space Center.