2O canguru é conhecido como o animal típico da Austrália e já falamos um pouco aqui no Blog sobre a diversidade marinha do país, mas pode acreditar que a separação da Oceania há milhares de anos atrás preservou diversas outras espécies, reservando um ecossistema único na região.

Os marsupiais são uma sub-classe dos mamíferos, usualmente identificada por uma bolsa abdominal nas fêmeas, onde ocorre grande parte de seu desenvolvimento. Das sete classes conhecidas de marsupiais, cinco são encontradas apenas no continente australiano, como é o caso do coala, do demônio da Tasmânia e do próprio canguru.

Os Wallabies, por exemplo, são da mesma classe dos cangurus e compartilham muito fisicamente, com costumes e hábitos. São herbívoros, carregam seus filhotes no “bolso” da barriga e podem percorrer centenas de quilômetros em busca de água ou comida, sem muitas dificuldades. O Wallaby costuma ser menor que seu parente Canguru e é encontrado apenas na Austrália e alguns poucos locais da Nova Guiné.

Os simpáticos coalas são outro símbolo da Austrália, gostam dos humanos e são muito dóceis, apesar das unhas afiadas que utilizam para se segurar nas árvores. Comem praticamente apenas eucaliptos, e por isso são muito encontrados nessas florestas. Costumam dormir grande parte do dia, exatamente em função do eucalipto que lhes dá sono, se deslocando pelas florestas quando é necessário buscar alimento.

43Marsupiais menos conhecidos são os Gliders, animais noturnos que ganham esse nome em função de uma membrana que possuem entre os braços e o corpo, que os permite voar. Seu ambiente ideal são as árvores, sendo um escalador exímio. Mas como todo animal de seu grupo, nascem de forma ainda incompleta, cegos, sem pelagem e precisam de um tempo na “bolsa” para terminar seu desenvolvimento.

Carnívoro de dentes afiados, o Diabo da Tasmânia tem fama de perigoso, mas corre risco de extinção e é hoje encontrado apenas na ilha deste nome, tendo desaparecido da Austrália há mais de três mil anos. Tem a aparência de um pequeno urso, mas foi o personagem Taz do desenho Looney Tunes que o popularizou como um animal de paciência curta e a capacidade de comer tudo pela frente! Talvez ele seja o animal menos dócil entre os marsupiais, mas com certeza é uma das grandes curiosidades da Austrália.