A Páscoa é uma das datas mais esperadas pelas crianças

A Páscoa é uma das datas mais esperadas pelas crianças

No próximo dia 14 de Abril comemoramos no Brasil a Sexta-feira Santa, e dia 16, Domingo de Páscoa em todo o mundo.  Feriado queridinho da família, é ideal para uma viagem divertida e aconchegante. Mas você sabia que ao redor do mundo a Páscoa tem costumes e maneiras diferentes de ser celebrada?

Ao contrário do que podemos imaginar, o coelhinho não é um símbolo universal e bem visto. Na Austrália, por exemplo, a superpopulação dos bichinhos fez com que virassem inimigos da nação, e não mais símbolo de fofura, prosperidade e Páscoa. Em troca, hoje o símbolo desse feriado cristão por lá é o Bilby, um marsupial típico do país, em extinção e parecido com um coelho.

No México, país tradicionalmente religioso, é comum o jejum de carne na Sexta-Feira Santa e em todas as sextas-feiras da Quaresma. As procissões religiosas e a encenação da Paixão de Cristo são símbolo das comemorações de Páscoa no México e atraem turistas de diversas regiões pela exuberância e colorido da festa. Bonecos representando Judas são espancados e queimados nas festas de rua e as famílias se reúnem para celebrar. O chocolate não é nem de longe tão comum como no Brasil.

Na América do Norte a “caça ao ovo” é tradicional entre as famílias, quando ovos cozidos decorados com tintas, ou mesmo ovos de chocolate, são escondidos pela casa e jardim para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades dos Estados Unidos, por exemplo, a tradição é tanta que a “caça” é um evento da comunidade, onde as crianças saem pelas ruas em busca dos rastros de coelhos. Entre as famílias, é um feriado importante para se agradecer e celebrar a vida.

EasterBilbyIndependente de onde esteja durante o feriado da Páscoa e qual seja a religião da família, vamos lembrar do significado original do feriado, a Renovação do espírito!