CocoaBeachKayaking_background_21 Pesquisadores estimam que nos últimos 12 mil anos a influência das correntes glaciais fez com que o mar incorporasse toneladas de pedras, areias e demais sedimentos que deram vida as “Thousand Islands”, título em inglês do arquipélago do Indian River Lagoon, no Condado de Brevard, Flórida.

Essas ilhas possuíam areias molhadas que favoreciam a reprodução de um mosquito transmissor de doenças a equinos e humanos. Por isso que, entre 1960 e 1970, o governo da Flórida não poupou esforços para erradicar o inseto, remodelando algumas áreas para acesso de peixes e preenchendo outras com porções de terras.

Manatee2Hoje, a área é um verdadeiro laboratório e referência de preservação ambiental. Podem ser encontradas amostras de pântano de água salgada, manguezais, vegetações de montanha e espécies únicas como aves pernaltas, goldinhos, águias, peixes-boi, e muito mais! O próprio sistema Indian River Lagoon é composto por três lagoas: Indian River, Banana River e Mosquito Lagoon.

Da marina de Cocoa Beach saem botes e canoas com estudiosos, turistas e guias para visitar o arquipélago. Além da observação, também é possível fazer caminhadas em porções de terras mais longas e firmes. Saiba mais sobre essa aventura na Flórida aqui!