Why-Lizard-700O Lizard Island Research Station é uma instalação localizada em Lizard Island, na Australia, responsável pela pesquisa sobre recifes de coral, peixes, plantas marinhas e todas o ecossistema da Barreira.

A necessidade de conscientizar turistas sobre a urgência da proteção natural e a possibilidade de educar as novas gerações levou a abertura do Centro de Pesquisas em 1973, local de propriedade e operação do Museu Nacional Australiano. O local foi escolhido estrategicamente pela posição na Barreira de Corais.

O Centro recebe pesquisadores, voluntários e estudantes de todo o mundo, resultando hoje no desenvolvimento de mais de 100 projetos diferentes por ano. Isso faz com que a região mantenha atualizado o levantamento das espécies que habitam a Barreira de corais, os dados sobre os locais de maior risco de degradação e necessidade de cuidado. Este conteúdo valioso é utilizado para maiores avanços por parte dos gestores públicos do país, mas também agrega valor aos turistas e curiosos.

research station01A partir do trabalho realizado em Lizard Island, mais de 1.200 publicações científicas foram produzidas por australianos e pesquisadores internacionais desde o início da Estação, que reúne os segredos e ministérios dessa exclusiva ilha.

Passeios para a Estação de Pesquisa de Lizard Island são realizados duas vezes por semana e estão disponíveis para todos os hóspedes do Lizard Island Resort, informe-se no hotel.